Conectando Você a Nova Era
                                                   24 horas orando JUNTO COM Você.

Rádio Gotas de Vida

Ebola pode se espalhar como um rastilho de pólvora, alertam EUA

29 JUL 2014
29 de Julho de 2014
O mortal vírus Ebola pode se propagar como rastilho de pólvora, alertaram nesta segunda-feira (28) autoridades de saúde americanas, que pediram aos viajantes da África ocidental que tomem as maiores precauções frente à maior epidemia da doença na História.

Desde março, foram registrados 1.201 casos de Ebola e 672 mortes em Guiné, Libéria e Serra Leoa, informaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americanos.

"A probabilidade de que esta epidemia se propague fora da África ocidental é muito baixa", avaliou Stephan Monroe, do CDC. Mas a situação "evolui rapidamente" e os CDC têm que estar prontos para fazer frente à possibilidade de que um viajante leve a doença para os Estados Unidos.

"Nossa preocupação é que a epidemia pegue fogo no exterior, como um incêndio florestal que pode se propagar a partir de uma única árvore, só com as faíscas", disse Monroe.

"Isto foi claramente o que aconteceu na Libéria", acrescentou, observando que naquele país não tinha sido registrado nenhum caso do Ebola em 21 dias, período máximo de incubação, até que surgiram novos casos.

"Até que possamos identificar e interromper cada fonte de transmissão, não seremos capazes de controlar a epidemia", insistiu.

Nesta segunda-feira, a Libéria anunciou o fechamento de parte de suas fronteiras para tentar deter a propagação da febre hemorrágica. Na semana passada foi confirmado o primeiro caso na Nigéria.

A epidemia, detectada desde o começo do ano, foi declarada na Guiné, depois afetou a Libéria e em seguida, Serra Leoa, três países vizinhos.

O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A febre que provoca se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio.

Nota: O virologista Sheik Umar Khan, 39, médico que liderava a luta contra o Ebola em Serra Leoa, morreu em decorrência do vírus nesta terça-feira (29), segundo autoridades do país. Ele estava internado em um hospital na cidade de Kailahun, epicentro do surto, ao leste de Serra Leoa.

O médico ficou conhecido por tratar mais de cem pacientes com a doença, até ser infectado pelo vírus, que possui até 90% de chance de mortalidade. O governo de Serra Leoa o chamou de "herói nacional".

Outro médico também foi vítima da doença na Libéria. Samuel Brisbane, que morreu no sábado (26), estava tratando vítimas do Ebola no John F. Kennedy Memorial Medical Center, o maior hospital da capital liberiana, Monróvia, quando adoeceu.

O Ebola já infectou mais de mil pessoas no continente africano e matou mais de 600 na Libéria, Guiné e em Serra Leoa. (Com agências internacionais)

O Surto do Vírus Ebola é uma ameaça ao Reino Unido

LONDRES (Reuters) - O chanceler britânico, Philip Hammond, disse que realizaria reuniões com autoridades de alto nível do governo para discutir o surto do vírus Ebola, altamente contagioso, na África Ocidental, que segundo ele representa uma ameaça ao Reino Unido.

"É uma ameaça. É algo para o qual precisamos reagir", disse Hammond à rede BBC.

Acredita-se que o Ebola tenha matado 672 pessoas na Guiné, Libéria e Serra Leoa desde o surgimento de seu mais recente surto em fevereiro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Hammond disse não haver suspeita de que algum cidadão britânico tenha sido infectado e que nenhum caso foi registrado no Reino Unido, mas afirmou que iria realizar uma reunião de emergência com autoridades responsáveis nesta quarta-feira para examinar quais medidas de precaução seriam necessárias.

(Reportagem de Michael Holden)

Epidemia de Ebola suspende voos no oeste africano

A epidemia de Ebola, que já causou mais de 800 mortes desde março vem causando sérios problemas na África. As conexões aéreas entre países do oeste africano foram suspensas. A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira uma nova ajuda de dois milhões de euros para a luta contra a doença nos países africanos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/07/28/ebola-pode-se-espalhar-como-um-rastilho-de-polvora-alertam-eua.htm


Voltar

Rádio Gotas de Vida - Conectando Você a Nova Era.
24 horas Orando JUNTO COM Você.
Uma verdadeira escola de ensinamentos mediúnicos