Conectando Você a Nova Era
                                                   24 horas orando JUNTO COM Você.

Rádio Gotas de Vida

Vulcão nas ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Atlântico

25 AGO 2014
25 de Agosto de 2014
Esta informação foi do dia 10/12/2011, ela abriu uma série de discussões e de atenções no mundo científico tentando determinar os fatos que podem originar este tipo de situação. O fato é que na semana do dia 18/08/2014, a Islândia sofreu dois abalos sísmicos que ativaram um vulcão, que tem em sua superfície uma camada de gelo entre 150 a 400m de gelo. Assim, decidimos apresentar os fatos que nos intrigam e que nos dirigem a suspeitar que podemos estar muito perto deste cataclisma. Segue a matéria como foi tratada na época:

"Nesta semana, o 
vulcão El Hierro pegou de surpresa moradores e turistas das ilhas Canárias. O vulcão submerso entrou em atividade e deve formar uma nova ilha ao arquipélago, ainda que não se saiba exatamente quando isso vai acontecer. No entanto, se El Hierro impressionou o mundo, o perigo está a 100 quilômetros de lá, no vulcão Cumbre Vieja, de acordo com cientistas. 

Há uma falha geológica na estrutura da ilha de La Palma, onde fica o Cumbre Vieja e caso ele entre em erupção, parte da ilha poderia ceder, deslocando grandes quantidades de terra para o oceano e assim formando uma onda gigante, que poderia chegar até o Caribe, costa leste dos Estados Unidos e até no nordeste brasileiro ou para a costa de Espanha, Marrocos e Portugal.

De acordo com Alberto Brum Novais, geofísico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é possível prever quando isto poderá acontecer, mas o fenômeno criaria ondas de 500 km de extensão e 30 metros de altura.

“A ocorrência do tsunami vai depender do nível de erupção da região da ilha de La Palma”, disse Novais, que ressalta que o vulcão vem sendo monitorado há muitos anos. “Também não dá para ter uma previsão se o El Hierro vai influenciar o Cumbre Vieja”, completou. Novais lembra que o terremoto, que destruiu Lisboa em 1775, tem relação direta com o Cumbre Vieja. 

A região que vai das Ilhas Canárias à Islândia é formada por uma cadeia montanhosa dorsal atlântica, formada pelo encontro das placas tectônicas Africana e Sul-americana. Por conta disso, é uma região com muitos vulcões ativos." Veja no infográfico: 

      Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/vulcao-nas-ilhas-canarias-poderia-provocar-tsunami-no-atlantico/n1597404053940.html
    Voltar

    Rádio Gotas de Vida - Conectando Você a Nova Era.
    24 horas Orando JUNTO COM Você.
    Uma verdadeira escola de ensinamentos mediúnicos